Pin It button on image hover

22 março 2011

O Feng Shui e sua Casa.

O que é Feng Shui?
Feng Shui é uma técnica milenar chinesa de harmonização dos ambientes. Feng significa vento e indica que pela casa circula uma energia poderosa e vital tão invisível quanto ele. Shui significa água e mostra que essa energia pode ter o comportamento da água, circulando como um rio em um lugar ou estacionando como um lago em outro. Essa energia é chamada pelos chineses ch'i (pronuncia-se tchi), ou energia vital. O Feng Shui orienta o fluxo do ch'i, que circula pela casa, com diversas técnicas, fornecidas pelas suas três escolas principais: a da Forma, a da Bússola e a do Chapéu Negro.

         BAGUÁ

 O bá gua é um instrumento usado para colocar o Feng Shui em prática. Ele é uma "bússula" octogonal. Cada lado representa uma subdivisão dos quatro pontos cardeais, que são identificados por uma aspiração da vida. As aspirações representadas no bá gua são educação e espiritualidade, relações e saúde na família, relacionamentos e perspectivas de casamento, criatividade e sorte aos filhos, trabalho, prosperidade e reconhecimentos profissional e amigos. Cada aspiração é simbolizada por um trigrama (triângulo)

O bá gua é utilizado sobre a planta da casa onde se quer praticar o Feng Shui. O norte do bá gua deve coincidir com o norte da residência. Cada aspiração fica apontada para um lado/cômodo da casa. Cada lado (ou Kua) do bá gua possui um complemento, que é seu lado oposto. O trabalho, por exemplo, complementa o sucesso, assim como o casamento e relacionamento, complementam a educação e a espiritualidade. A relação entre os Kuas e seus ciclos produtivos e destrutivos se projetam nas plantas, móveis e cores da casa.



Como usar os espelhos para fazer a boa energia fluir

Os espelhos são sagrados instrumentos de cura no feng shui. Cada tipo tem uma função específica. O espelho em formato de ba-guá, por exemplo, é usado do lado de fora da entrada para proteger a casa e desviar o chi negativo. Os espelhos convexos são utilizados para expandir áreas estreitas e completar guás ausentes. Já os côncavos servem para inverter imagens opressivas. Vale saber: os espelhos mais usados são os decorativos, que embelezam e duplicam imagens positivas, ampliam espaços pequenos ou curam guás ausentes.


Como trazer harmonia para a entrada da casa
 A entrada da casa, do apartamento ou da empresa liga o ambiente externo ao interno conduzindo o ‘chi’ (energia vital), por isso devem ser bem iluminada, limpa e decorada com plantas, flores, cores claras, quadros, fontes ou espelhos. Essas dicas valem tanto para o hall de entrada como para a parte externa. Se a sua entrada fica próxima a um elevador ou lixeira, coloque um espelho ba-guá acima da porta de entrada. Para entradas estreitas, pendure um cristal ou sino de vento. E coloque espelhos em paredes que bloqueiam esta área da casa.
Para o Feng Shui, toda a casa deve ter um rio calmo e sereno passando diante da porta. O rio irá trazer, para a casa e seus moradores, saúde, prosperidade e alimentos, levando embora as más energias. Hoje em dia, nem sempre conseguimos ter um rio em nossas portas. Mas, podemos colocar objetos e quadros que lembrem água. Você pode colocar, pelo lado de dentro da casa, próximo a porta de entrada, uma fonte de água ligada, um aquário com peixes, uma gravura ou quadro com um rio, mar e barcos, uma foto de um local que tenha cachoeira ou motivos naúticos. Tudo para atrair prosperidade.

 

" MUITO VERDE NA CASA "
Abuse de plantas. Elas trazem boas energias. Coloque muitas flores amarelas e vermelhas, pois atraem prosperidade e abundância. Arranjo de girassol também é muito usado para atrair riqueza.

 

" MESA DE JANTAR "
A mesa de jantar, da sala ou da cozinha, é o local onde as pessaos se reúnem para as refeições e para conversar. O Feng Shui a considera um local também de prosperidade. Coloque sobre a mesa um belo arranjo de flores ou uma fruteira cheia de frutas. Se houver espaço, coloque na parede um espelho para refletir a mesa de jantar e dobrar a prosperidade.




A cozinha ajuda a ativar as finanças

A cozinha representa o elemento fogo e ativa a nossa riqueza. Uma boa iluminação, se possível natural, é muito importante neste lugar da casa. Armários de alimentos e utensílios devem ser muito bem organizados, limpos e acessíveis para manter a vida financeira em ordem. Flores e frutas devem ser expostas em vasos e fruteiras para elevar o chi (energia vital). Cuidado com a disposição do fogão, símbolo da prosperidade. Se ele ficar ao lado da pia ou em frente à geladeira, coloque um sino de vento ou cristal para evitar que a água (pia e geladeira) apague o fogo (a prosperidade do fogão). A Cor Verde

São muitos os significados associados ao verde: saúde, frescor, esperança, tranqüilidade e crescimento. Todos são fortes e têm ligação com a primavera, que marca o início de uma fase e o florescimento. Por isso, é uma boa cor para a fachada ou o interior de um novo imóvel. Também é indicada para o quarto das crianças para melhorar o desenvolvimento físico e mental. E no quarto do casal é uma boa opção para substituir o rosa, pois o verde também é a cor do chacra do coração e, portanto, simboliza amor. No Feng Shui é a cor do guá da família, e você pode brincar com as diversas tonalidades de verde neste canto.



Por hoje e só Meninas ..Bjinhos em todas!!!
 

3 comentários:

  1. Olá! Passei para dar uma olhadinha e espero que vc não se importe,pois peguei algumas coisinhas do seu blog que achei interessante.
    bjsssss

    ResponderExcluir
  2. ue esse site é pra mulher ?? :O

    ResponderExcluir
  3. ROSEMARY 19 DE AGOSTO DE 2017 00;32
    BOA NOITE,AMEI AS DICAS ACHEI MUITO INTERESSANTE!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...