Pin It button on image hover

03 setembro 2014

Praticidade na Cozinha


Eu amo cozinhar , mas de semana minha vida é bem corrida ,trabalho o dia todo e quando chego em casa á tarde tenho que preparar o jantar , cuidar da casa , das plantas !Adoro estes afazeres domésticos, mas isso requer tempo e de semana meu tempo é limitado , quando chego em casa parece que o ponteiro do relógio voa!

Então tentando o aproveitar o máximo de tempo , busco algumas alternativas para me organizar na cozinha e manter minha alimentação saudável .Aqui em Casa levamos marmita pro trabalho e confesso que no começo foi difícil me organizar! As idas ao Supermercado eram constantes,gerava stress e gastos extras e todo dia a mesma pergunta: O que fazer para o jantar?

Foi pensando em praticidade e economia que resolvi montar um Cardápio mensal ! Achei que não fosse funcionar, mas confesso que isso facilitou muito minha vida ,pois agora faço compras quinzenais e sempre sei o que preciso comprar e evito as tentações , é só olhar no Cardápio e anotar os itens na lista e Pronto!

Costumo Planejar o cardápio aos domingos , sento com calma , lápis e papel na mão e muita imaginação e planejamento , nunca devemos esquecer que nossa alimentação é muito importante, escolher um cardápio balanceado é o ideal para sempre se alimentar de maneira saudável !!

Montei meu cardápio no site do Vitarella : Aqui
Cardápio pronto, é só imprimir e colocar em um lugar visível. Aqui em casa fica na lateral da geladeira:


Organizei meu cardápio da seguinte maneira:

Arroz +  feijão + Carne + Salada ou Refogado.


1. Prato base: Deverá ser composto por algum carboidrato: arroz, feijão, lentilha, cevadinha, quinua, grão de bico, mandioquinha, batata, batata doce etc.
2. Prato principal: Deverá ser composto por alguma proteína: carne, frango, peixe ou ovo. É preciso apresentar preparações de carne diferentes e modificar os tipos de cortes durante a semana.
3. Saladas: “Ao elaborar o cardápio deve-se ter a preocupação de observar que a salada seja composta com alimentos que não componham as demais preparações”,  Elas deverão variar entre:
  • Folhas: alface, escarola, almeirão, rúcula, agrião, radicchio, etc;
  • Legumes crus: cenoura, nabo, beterraba, rabanete,pepino etc;
  • Legumes cozidos: beterraba, batata, cenoura, Brócolis etc;
  • Outros: Queijo, frutas, etc

.4. Guarnições: Uma verdura ou legume cozido no vapor ou refogado ou assado.
Para montar um cardápio, deve haver um equilíbrio na ingestão dos alimentos e, consequentemente, de nutrientes. “Ou seja, não devemos repetir muito os alimentos. Além disso, devemos manter uma harmonia entre as cores, sabores e textura dos alimentos que compõem o cardápio.

Acha que cozinhar o feijão é trabalhoso? Aconselho voce á cozinhar aos domingos á tarde uma porção generosa e separar em potinhos no congelador. É importante deixar os grãos de molho por no mínimo 12 horas antes do cozimento ,para liberação de fitatos ! Fitatos são anti nutrientes que contém nos grãos , eles impedem que nosso organismo absorva as vitaminas dos alimentos e causam a sensação de estufamento e gases! Deixar grãos de molho de um dia para o outro, para promover a fermentação natural, a quantidade de fitatos é reduzida em 90%. Deixe seu feijão de molho na água morna por no mínimo 12 horas com algumas gotinhas de limão ! 


Temperos !!

Na minha cozinha , prefiro temperos frescos como um alho fresquinho amassado na hora, cebola, manjericão fresco que cultivo no quintal, salsinha , cebolinha, alecrim, urucum e pimenta moída na hora! Procure os benefícios destes alimentos! São 100% saúde!


Não gosta do cheiro de alho nas mãos? aqui eu uso espremedor de alho, este é da Euro Home , não troco meu espremedor por nada, você tem a praticidade de espremer direto na panela!
Aqui em casa não pode faltar cebolinha e salsinha! toda quarta feira , aqui na rua de casa passa a perua da verdura direto da horta ,então tenho sempre temperos fresquinhos, congelo para a semana toda .É só lavar , picar e congelar em potinhos!!


Compro verduras , frutas e laticínios semanalmente , pois estragam mais rápido!

Simples hábitos e detalhes nos dão praticidade no dia a dia. E você como se organiza por aí? Costuma seguir um cardápio?

2 comentários:

  1. Ola Érica
    Eu também trabalho e amo ser dona de casa.
    Agora que estou de licença médica tenho exercido
    minhas atividades domésticas com mas calma.
    Amei a dica do cardapio,vou tentar colocar em prática,
    um feliz fina de semana,beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Érica, adorei a dica!
    Estou sofrendo muito com a comida lá em casa!
    A gente nunca sabe o que fazer!
    Já foi lá no site da vitarella ver se eu monto um cardapio para esse mês!

    :*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...