Pin It button on image hover

30 março 2011

Dicas para sua Casa -III

COMO ORGANIZAR AS COMPRAS E A DESPENSA

 organizar despensa Como organizar a despensa

Olá Queridas!

Quem já não parou uma receita no meio só para procurar um ingrediente que estava faltando e o mesmo estava lá no fundo do armário ou ele acabou e você perdeu um tempão para procurar ou ir comprar?

Na hora de cozinhar, nada mais prático do que ter todos os ingredientes ao alcance num piscar de olhos. Parar a receita no meio do preparo pela falta um ingrediente ou porque você notou que algum deles está com o prazo de validade vencido pode atrapalhar tudo. Por isso, o melhor é que os produtos estejam sempre em ordem na despensa.
Se você não faz idéia de como organizar a despensa, saiba que não há mistérios. Confira algumas dicas e aprenda como fazer.
Quem administra a casa, geralmente sabe as receitas que se repetem a casa semana, qual a quantidade e as marcas dos produtos mais usados. A primeira dica para organizar a despensa começa com a lista de compras. Sabendo o que vai ser comprado, fica mais fácil armazenar o que será utilizado primeiro e o que fica guardado por mais tempo.


Deixe uma lista na cozinha, vá anotando o produto o dia que terminou assim você não corre o risco de ficar sem comprá-lo na próxima visita ao supermercado. De quebra, ainda acertas nas quantidades e economiza nas compras.
Assim que chegar do supermercado, limpe as compras com um pano úmido. Como ficam expostas nas prateleiras, as embalagens podem ter pó e outras sujeirinhas acumuladas. Aproveite também para passar um pano nas prateleiras da despensa para só então guardar os alimentos.
 Sempre lavo latas de leite condensado, refrigerantes, cervejas, antes de guardá-los, pois no momento de abrir a lata  nem nos lembramos de lavar..rsrs Gosto também de lavar as verduras e armazená-las em potinhos na geladeira ,duram quase 1 semana fresquinhas!



Coloque sempre os produtos novos atrás dos que sobraram do mês anterior. É uma forma de estar sempre usando os que estão guardados há mais tempo e não deixar que vençam antes do consumo. Aproveite para verificar a data de validade de todos os produtos e quais deles vão vencer em breve.
Uma despensa bem organizada deve ter os itens agrupados por categoria. Por exemplo, use uma prateleira para arroz, feijão, farinhas, açúcar, sal e massas. Em outra prateleira, coloque molhos, extrato de tomate, maionese e latarias como ervilha e milho, use outra para doces, leite em pó, achocolatado, leite condensado. Uma ótima dica de como organizar a despensa é juntar itens pequenos, como caixinhas de gelatina, em uma caixa maior ou em uma vasilha plástica.
Se os produtos como arroz, feijão, milho, farinhas, chás e outros produtos desidratados estão há muito tempo na despensa, verifique se não têm aqueles besourinhos que atacam os alimentos armazenados, os carunchos.
Use as prateleiras mais baixas para colocar guardanapos e toalhas de papel, pratos descartáveis e produtos mais pesados, como garrafas de refrigerante. É importante lembrar também que os produtos de limpeza devem sempre ficar longe da comida.
São apenas sugestões, mas você pode arrumar do seu jeito, de acordo com a sua rotina. A idéia é manter sempre a despensa bem organizada para ter fácil acesso ao que você precisa.

Espero que tenham gostado... Bjusss e até mais!

2 comentários:

  1. Que otimas dicas hein!!

    Obrigado, viu! Muito útil!!!

    Beijo grande!
    Arq. Cris Araujo
    http://vistaacasa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie Érica...hoje visitando alguns blogs,achei o teu por acaso,entrei,fucei e adorei!hehe
    Nhaii eu tenho uma preguiçaaaa de arrumar a despensa hehe,mas vou tentar!
    Visite minha casa:http://nacasadapimenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...